O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta segunda-feira (1) que a 25ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), realizada na cidade chinesa de Tianjin, foi palco de uma "discussão substantiva" para a construção de um "mundo multipolar". Entretanto, acusou os países ocidentais de tentarem boicotar esse processo por meio de chantagens e sanções.
"Os países ocidentais estão buscando manter seu domínio não através de negociações ou de uma concorrência justa, mas recorrendo à chantagem direta, à pressão e às sanções", declarou Lavrov.
O chanceler russo também acusou as potências ocidentais de "abusarem de maneira colossal" do dólar em negociações internacionais e criticou a escalada das guerras tarifárias conduzidas por Washington contra outros países.
Segundo o ministro, os participantes da cúpula chegaram a um consenso de que tais práticas "não têm nada a ver com uma tentativa de defender os direitos legítimos do Ocidente na economia e na política globais, mas são simplesmente usadas como uma ferramenta para sufocar a concorrência".
Ele acrescentou que os países membros da OCX têm registrado avanços em diversos indicadores, superando em muitos aspectos as nações ocidentais.