Notícias

Lavrov acusa Ocidente de usar 'chantagem e sanções' para boicotar multipolaridade

Em cúpula da OCX, chanceler russo também apontou como países ocidentais abusam "de maneira colossal" do uso do dólar em negociações internacionais.
Lavrov acusa Ocidente de usar 'chantagem e sanções' para boicotar multipolaridadeMert Gokhan Koc/ dia images via Getty Images

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta segunda-feira (1) que a 25ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), realizada na cidade chinesa de Tianjin, foi palco de uma "discussão substantiva" para a construção de um "mundo multipolar". Entretanto, acusou os países ocidentais de tentarem boicotar esse processo por meio de chantagens e sanções.

"Os países ocidentais estão buscando manter seu domínio não através de negociações ou de uma concorrência justa, mas recorrendo à chantagem direta, à pressão e às sanções", declarou Lavrov.

O chanceler russo também acusou as potências ocidentais de "abusarem de maneira colossal" do dólar em negociações internacionais e criticou a escalada das guerras tarifárias conduzidas por Washington contra outros países.

Segundo o ministro, os participantes da cúpula chegaram a um consenso de que tais práticas "não têm nada a ver com uma tentativa de defender os direitos legítimos do Ocidente na economia e na política globais, mas são simplesmente usadas como uma ferramenta para sufocar a concorrência".

Ele acrescentou que os países membros da OCX têm registrado avanços em diversos indicadores, superando em muitos aspectos as nações ocidentais.