
Trump volta a atacar Índia em meio ao fortalecimento das relações entre Nova Delhi e Moscou

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a criticar a Índia, afirmando que a relação com Nova Delhi tem sido completamente unilateral por décadas.
Os comentários surgem em meio ao fortalecimento das relações entre o país sul-asiático e a Rússia.

"O que poucas pessoas entendem é que fazemos muito poucos negócios com a Índia, mas eles fazem uma grande quantidade de negócios conosco. Em outras palavras, eles nos vendem quantidades massivas de bens, somos seu maior 'cliente', mas vendemos muito pouco para eles. Até agora, é uma relação totalmente unilateral, e tem sido assim durante décadas", escreveu o presidente nesta segunda-feira (1) em sua conta do Truth Social.
Segundo Trump, o motivo é que a Índia impôs tarifas "tão altas" aos EUA, mais do que a qualquer outro, que as empresas americanas não conseguiram vender nada no país. "Foi um desastre totalmente unilateral!", acrescentou.
O presidente também observou que Nova Delhi compra a maior parte de seu petróleo e produtos militares da Rússia e muito pouco dos EUA. "Agora, eles se ofereceram para reduzir suas tarifas [...] Deveriam ter feito isso anos atrás", acrescentou.
