
Houthis atacam petroleiro israelense com míssil balístico

Os houthis do Iêmen realizaram uma operação militar contra o petroleiro israelense "Scarlet Ray" no norte do Mar Vermelho, segundo informado em um comunicado.
O grupo iemenita detalhou que usou um míssil balístico que atingiu diretamente a embarcação.
Em seu comunicado, os houthis enquadraram o ataque como uma resposta ao que descreveram como crimes cometidos contra a população palestina na Faixa de Gaza, bem como um ato de apoio aos combatentes palestinos.

Eles também observaram que a operação faz parte da política de impedir o tráfego marítimo israelense no Mar Vermelho e no Mar Arábico. O movimento iemenita alertou que continuará com ações semelhantes contra embarcações ou destinos ligados a Israel até que a ofensiva militar e o bloqueio à população palestina cessem.
Os houthis lançam ataques periódicos contra território israelense em apoio à Faixa de Gaza, onde Tel Aviv realiza sua ofensiva militar desde outubro de 2023. Um dos principais alvos do movimento xiita é o Aeroporto Ben Gurion, o maior de Israel, localizado na região metropolitana de Tel Aviv. O grupo anuncia frequentemente o lançamento de mísseis balísticos hipersônicos Palestina 2 contra aquele local.
Quem são os Houthis, o poderoso e crescente movimento do Iêmen? Leia em nosso artigo.
