
Putin: OCX pode se tornar líder na construção de sistema mais justo de governança global

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta segunda-feira (1º) que a Organização de Cooperação de Xangai (OCX) poderia assumir a liderança no processo de formação de um sistema de governança global mais justo.
Ao participar de uma reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCX, o presidente da China, Xi Jinping, apresentou uma iniciativa de "governança global" com a qual pretende construir um mundo mais "justo e equitativo".

Putin afirmou que a parte russa "ouviu atentamente" a proposta de Xi Jinping. De acordo com o presidente russo, a iniciativa é relevante em um contexto onde "alguns países ainda não renunciam ao seu desejo de ditadura nos assuntos internacionais".
Moscou apoia a iniciativa de Pequim, indicou Putin, acrescentando que a Rússia já está pronta para começar a debater propostas concretas.
"Precisamente a OCX poderia assumir a liderança nos esforços para criar um sistema de governança global mais justo e equitativo que se basearia na primazia do direito internacional e nas disposições fundamentais da Carta das Nações Unidas, que seja verdadeiramente equilibrado e que leve em conta os interesses do maior número possível de países, garantindo oportunidades para seu desenvolvimento sustentável e segurança", ressaltou.
Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.
