
Xi propõe iniciativa de 'governança global'

O presidente chinês Xi Jinping apresentou uma iniciativa de "governança global" na 25ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que visa construir um mundo mais "justo e equitativo".
"Eu gostaria de propor uma iniciativa para a governança global e trabalhar com todos os países na criação conjunta de um sistema de governança global mais justo e igualitário, além de estabelecer uma comunidade com um destino comum para a humanidade", afirmou.

Princípios da iniciativa
O presidente chinês enumerou os cinco princípios nos quais deseja basear o futuro sistema de governança global. O primeiro é que os países devem aderir à igualdade soberana, o que significa que "todos os países, independentemente do seu tamanho, poder aquisitivo e riqueza, participam, tomam decisões e se beneficiam igualmente da governança global", afirmou Xi.
O segundo princípio é que todos os países devem respeitar o direito internacional. "Não deve haver dois pesos e duas medidas, nem as normas internas de alguns países devem ser impostas a outros", destacou.
De acordo com o quarto princípio anunciado pelo presidente chinês, as nações devem promover uma abordagem centrada nas pessoas e, para isso, precisarão "promover uma reforma e melhoria do sistema de governança global para garantir que as pessoas de cada nação sejam atores e beneficiários".
O quinto e último princípio pede um foco em tomar medidas concretas. "Devemos adotar uma abordagem sistemática e abrangente para coordenar as ações globais, mobilizar plenamente os diversos recursos e nos esforçar para alcançar resultados mais visíveis", afirmou Xi.
Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.
Para ficar por dentro de todos os detalhes da 25ª cúpula da OCX, confira nosso artigo em tempo real.
