Notícias

Putin destaca esforços da Turquia para resolução da crise ucraniana

"Estou certo de que o papel especial da Turquia nessas questões continuará sendo necessário", destacou o presidente russo.
Putin destaca esforços da Turquia para resolução da crise ucranianaSputnik / Vladimir Smirnov

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu, nesta segunda-feira (1º), ao seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, pelo apoio nas tentativas de alcançar uma resolução pacífica para o conflito russo-ucraniano.

Na reunião bilateral às margens da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), Putin lembrou que já foram realizadas três rodadas de negociações diretas entre Rússia e Ucrânia em Istambul, o que, segundo ele, "permitiu avançar na resolução de uma série de questões práticas na esfera humanitária".

"Estou certo de que o papel especial da Turquia nessas questões continuará sendo necessário", destacou o presidente russo.

Putin também saudou o crescimento do comércio entre os dois países e observou que a empresa russa Rosatom avança na construção da primeira usina nuclear turca, Akkuyu, cujo primeiro reator deverá entrar em operação em breve.

Negociações em Istambul

A primeira reunião entre as delegações da Rússia e da Ucrânia ocorreu em 16 de maio em Istambul por proposta de Vladimir Putin. Na ocasião, Moscou e Kiev concordaram em realizar uma troca de mil prisioneiros de cada lado, além de prepararem um memorando de cada parte para um possível cessar-fogo

A segunda rodada de negociações foi realizada na cidade turca em 2 de junho. As partes chegaram a certos avanços em questões humanitárias e trocaram documentos com suas respectivas propostas para a solução da crise.

A terceira rodada foi realizada em 23 de julho, com a Rússia oferecendo criar três grupos de trabalho remoto que tratariam de temas políticos, humanitários e militares.