
Consenso alcançado no Alasca abre caminho para paz, destaca Putin

Durante a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) nesta segunda-feira (1º), o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que o consenso alcançado no Alasca abre caminho para a paz na Ucrânia.

"Espero que o consenso alcançado na recente reunião russo-americana no Alasca também siga nessa direção, abrindo caminho para a paz na Ucrânia”, declarou.
Putin destacou que qualquer acordo de paz deve abordar as causas fundamentais da crise e restabelecer o equilíbrio em matéria de segurança. O presidente russo classificou as tentativas do Ocidente de arrastar a Ucrânia à OTAN e o golpe de Estado em Kiev impulsionado pelas potências ocidentais como as raízes do conflito.
"Como resultado do golpe de Estado na Ucrânia em 2014, foi eliminada a liderança política do país que não apoiava a adesão da Ucrânia ao bloco do Atlântico Norte, a OTAN", enfatizou.
- No mesmo discurso, o presidente russo elogiou os esforços da China, Índia e outros parceiros estratégicos para resolver o conflito na Ucrânia.
- Putin também observou que já havia informado o presidente chinês, Xi Jinping, durante reunião privada sobre sua conversa com o presidente dos EUA, Donald Trump.
QUER SABER MAIS SOBRE A OCX E SEU IMPACTO GLOBAL? CONFIRA AQUI.
PARA FICAR POR DENTRO DE TODOS OS DETALHES DA 25ª CÚPULA DA OCX, ACOMPANHE NOSSO ARTIGO EM TEMPO REAL.
