
Putin culpa OTAN e golpe de Estado em Kiev como causas do conflito ucraniano

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que o golpe de Estado na Ucrânia e as tentativas do Ocidente de arrastar Kiev para a OTAN são as principais causas do conflito ucraniano.
"Esta crise [na Ucrânia] não ocorreu como resultado do ataque da Rússia à Ucrânia", declarou o presidente russo durante sua intervenção na reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).

Em vez disso, o conflito eclodiu como resultado de "um golpe de Estado na Ucrânia, que foi apoiado e provocado pelo Ocidente". "E depois pelas tentativas de reprimir, através das Forças Armadas, a resistência das regiões da Ucrânia e das pessoas na Ucrânia que não aceitaram nem apoiaram este golpe de Estado", afirmou o presidente.
"A segunda causa da crise são as constantes tentativas do Ocidente de arrastar a Ucrânia para a OTAN", afirmou.
"Cúpula no Alasca abre caminho para a paz"
Ao abordar o tema do conflito na Ucrânia, Putin enfatizou que a Rússia valoriza "muito os esforços e as propostas da China, Índia e outros parceiros estratégicos" que têm como objetivo ajudar a resolver a crise.
"Espero que o entendimento alcançado na recente cúpula russo-americana no Alasca também vá nessa direção, abrindo caminho para a paz na Ucrânia", destacou.
QUER SABER MAIS SOBRE A OCX E SEU IMPACTO GLOBAL? CONFIRA AQUI.
PARA FICAR POR DENTRO DE TODOS OS DETALHES DA 25ª CÚPULA DA OCX, ACOMPANHE NOSSO ARTIGO EM TEMPO REAL.
