Putin: Valorizamos muito os esforços da China e da Índia para resolver a situação na Ucrânia

O presidente da Rússia fez a declaração em seu discurso na reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).

Moscou valoriza muito os esforços dos seus parceiros para resolver o conflito na Ucrânia, destacou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em discurso na reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).

"Apreciamos muito os esforços e as propostas da China, da Índia e de nossos outros parceiros estratégicos que se dedicam a promover uma resolução para a crise ucraniana", destacou Putin.

O presidente russo também expressou esperança de que o entendimento alcançado durante as negociações com o presidente dos EUA, Donald Trump, no Alasca, contribuam para a resolução da crise: "Espero que o consenso alcançado na recente cúpula russo-americana no Alasca também contribua para isso, abrindo caminho para a paz na Ucrânia", afirmou Putin.

O presidente russo também prometeu fornecer mais detalhes a seus colegas da OSX sobre os resultados da cúpula bilateral no Alasca e observou que já havia discutido o assunto com o presidente da China, Xi Jinping, no dia anterior. Ao mesmo tempo, o líder russo enfatizou que, para que a solução seja duradoura, "seria necessário eliminar as causas fundamentais da crise".

As causas do conflito ucraniano

Putin reiterou que o conflito não surgiu como resultado de um ataque da Rússia à Ucrânia, mas sim após o "golpe de Estado na Ucrânia, que foi apoiado e provocado pelo Ocidente" e das tentativas da nova administração de "reprimir" por meio da força a resistência das regiões e dos cidadãos ucranianos que não apoiaram esse golpe.

Além disso, Putin destacou como outra razão para a crise "as tentativas constantes do Ocidente de envolver a Ucrânia na OTAN".

QUER SABER MAIS SOBRE A OCX E SEU IMPACTO GLOBAL? CONFIRA AQUI.

PARA FICAR POR DENTRO DE TODOS OS DETALHES DA 25ª CÚPULA DA OCX, ACOMPANHE NOSSO ARTIGO EM TEMPO REAL.