Xi Jinping: a OCX deve resistir ao confronto e à intimidação entre blocos geopolíticos

O presidente chinês enfatizou que o objetivo dos membros da OCX é "construir um jardim florescente de civilização por meio de esforços conjuntos".

Os países da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) devem resistir ao confronto e à intimidação entre blocos geopolíticos e defender a ordem mundial, com a ONU desempenhando um papel central, afirmou o presidente chinês Xi Jinping nesta segunda-feira (1º). A declaração foi feita na reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCX, na cidade chinesa de Tianjin.

Em seu discurso de abertura, Xi pediu para que os membros da organização "caminhem juntos rumo à modernização por meio do apoio mútuo para um futuro comum". Ele também enfatizou a importância da abertura e a inclusão.

Segundo ele, é possível "construir, por meio de esforços conjuntos, um jardim florescente de civilização no espírito da prosperidade comum".

"É necessário defender a verdade histórica sobre a Segunda Guerra Mundial e opor-se ao confronto entre blocos e à intimidação", afirmou.

Xi Jinping pediu o lançamento, o mais breve possível, do Centro Universal para Luta contra Desafios e Ameaças à Segurança da OCX e a criação do Banco de Desenvolvimento da organização.

Nesta segunda-feira, a 25ª Cúpula da OCX entrou em seu segundo dia. O evento reuniu representantes de mais de 20 países e 10 organizações internacionais.

Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.

Para ficar por dentro de todos os detalhes da 25ª cúpula da OCX, acompanhe nosso artigo em tempo real.