O presidente russo, Vladimir Putin, chegou nesta segunda-feira (1º) ao Centro Internacional de Congressos e Exposições 'Meijiang' para participar da reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).
Ao chegar, Putin cumprimentou líderes mundiais e participou de uma sessão de fotos conjunta.
A reunião acontece no âmbito da 25ª Cúpula da OCX, que reuniu representantes de mais de 20 países e 10 organizações internacionais na cidade chinesa de Tianjin. Além dos líderes da Rússia, China e Índia, os participantes incluem o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e o Secretário-Geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Kao Kim Hourn.
A OCX representa uma plataforma com enorme potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico regional por meio da integração comercial e da cooperação energética graças aos seus vastos recursos naturais, bem como ao seu mercado em crescimento e à estreita cooperação entre seus membros.
De acordo com dados oficiais, a OCX cobre uma área de aproximadamente 36 milhões de quilômetros quadrados e possui uma população de mais de 3,4 bilhões de habitantes. Sua participação no PIB global é de aproximadamente 25%, e sua participação no comércio internacional ultrapassa 15%.
Atualmente, a OCX conta com dez membros: Belarus, Índia, Irã, Cazaquistão, China, Quirguistão, Paquistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão. Além disso, dois países têm status de observador na organização: Afeganistão e Mongólia.
Outros 14 países são parceiros de diálogo da OCX, entre eles Azerbaijão, Armênia, Bahrein, Egito, Camboja, Catar, Mianmar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Turquia.
Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.
Para ficar por dentro de todos os detalhes da 25ª cúpula da OCX, acompanhe nosso artigo em tempo real.