Notícias

Zelensky promete novos ataques contra a Rússia para além da zona de conflito

Forças ucranianas têm atacado regularmente áreas civis e infraestrutura crítica no país vizinho.
Zelensky promete novos ataques contra a Rússia para além da zona de conflitoGettyimages.ru / Anna Moneymaker

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, afirmou neste domingo (31) que o país prepara "novos ataques profundos" contra a Rússia, ou seja, além da linha de frente, dias após anunciar que Kiev possui um míssil de longo alcance capaz de atingir Moscou.

"Continuaremos nossas ações ativas exatamente como necessário para defender a Ucrânia. Forças e meios estão preparados. Planejamos também novos ataques profundos", escreveu.

A declaração foi divulgada em seu canal no Telegram, depois de um encontro com Aleksandr Syrsky, comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia.

Ameaça com novo míssil de cruzeiro

No início de agosto, Zelensky havia declarado que a Ucrânia desenvolveu o míssil de cruzeiro "Flamingo", com alcance estimado de 3 mil quilômetros. Segundo ele, o armamento seria suficiente para alcançar não apenas Moscou, mas também cidades russas localizadas além dos Montes Urais.

Em 21 de agosto, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentou que não há "nada de surpreendente" nas falas dos "nazistas ucranianos". Ela também afirmou que o país se tornou, há muito tempo, uma espécie de "campo de testes para armas do Ocidente", citando auxílio do Reino Unido.

"Assim, as digitais britânicas também estão por trás da retórica belicista dos nazistas ucranianos com seus mísseis Flamingo", disse.