Notícias

Putin e Raisi discutem a recente escalada no Oriente Médio

Os líderes mantiveram uma conversa telefônica por iniciativa do lado iraniano.
Putin e Raisi discutem a recente escalada no Oriente MédioKremlin Press Office / Anadolu

O presidente russo Vladimir Putin discutiu a recente escalada no Oriente Médio com o presidente iraniano Ebrahim Raisi na terça-feira, informou o Kremlin.

Os dois líderes, durante uma conversa telefônica solicitada pelo lado iraniano, discutiram em detalhes a escalada que abalou a região após o ataque aéreo israelense à missão diplomática iraniana na capital síria, Damasco, e as medidas de retaliação que foram tomadas pelo Irã como resultado.

O presidente russo expressou a esperança de que todas as partes envolvidas demonstrem razoável moderação e não permitam uma nova espiral de confronto que poderia ter consequências catastróficas para toda a região.

Por sua vez, Ebrahim Raisi enfatizou que o Irã foi forçado a responder ao ataque israelense ao seu consulado na Síria e o fez de forma limitada. Ao fazer isso, o presidente iraniano enfatizou que Teerã não está interessado em uma nova escalada de tensões no Oriente Médio.

Os dois lados também observaram que a falta de resolução do conflito israelense-palestino é a causa principal dos atuais acontecimentos na região. Nesse sentido, Moscou e Teerã reafirmaram suas posições a favor de um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, do alívio da difícil situação humanitária nesse enclave palestino e da criação de condições para uma solução política e diplomática para essa crise.

Além disso, os líderes da Rússia e do Irã se comprometeram a desenvolver ainda mais a cooperação bilateral em vários campos, incluindo a implementação de projetos mutuamente benéficos em infraestrutura.