Notícias

Um de cada quatro norte-americanos acredita que o FBI estimulou o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos EUA

Uma grande parte dos norte-americanos que acreditam que o FBI orquestrou o ataque ao Capitólio consome a mídia conservadora.
Um de cada quatro norte-americanos acredita que o FBI estimulou o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos EUALegion-media.ru / Graeme Sloan/Sipa USA

Uma parte considerável dos norte-americanos continua a acreditar na que os agentes do FBI incitaram a invasão do Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, segundo uma nova pesquisa feita por The Washington Post e a Universidades de Maryland.

Neste sentido, 25% dos entrevistados dizem que é "provavelmente" ou "definitivamente" verdadeiro que o FBI "organizou e instigou" a insurreição, enquanto 48% acreditam que isso seja "falso".

Quando perguntados se acreditam que há "evidências sólidas" do suposto envolvimento da agência governamental nos eventos, apenas 11% responderam afirmativamente, enquanto 13% disseram que apenas "suspeitam" disso.

Por ideologia política, 34% dos republicanos acreditam que o FBI está envolvido, uma porcentagem que cai para 30% entre os independentes e 13% entre os partidários do Partido Democrata.

Entre os eleitores do ex-presidente Donald Trump, 44% acreditam que o FBI teve algo a ver com a agressão. Em comparação, apenas 10% dos eleitores que apoiaram o atual presidente Joe Biden, compartilham essa suposição.

A pesquisa constatou que uma grande parte dos norte-americanos que acreditam que o FBI orquestrou o ataque ao Capitólio consome a mídia conservadora. Assim, 39% dos entrevistados que acreditam que essa teoria é verdadeira disseram que sua principal fonte de notícias é a Fox News, em comparação com 16% dos espectadores da CNN ou MSNBC e 13% entre aqueles que recebem notícias da ABC, CBS ou NBC.

Essa crença perdura apesar do fato de que uma investigação do Congresso e mais de 725 processos federais concluídos contra participantes do ataque, não produziram nenhuma evidência do suposto envolvimento do FBI nos eventos.

A pesquisa ocorreu de 14 a 18 de dezembro entre uma amostra nacional de 1.024 adultos norte-americanos. A margem de erro para a amostra completa é de +/- 4,1 pontos percentuais.