EM TEMPO REAL: Mais de 20 países e 10 organizações internacionais reúnem-se na China

A 25ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que é realizada na cidade de Tianjin entre 31 de agosto e 1º de setembro, conta com a participação de mais de 20 países e 10 organizações internacionais.

No âmbito dos preparativos, a parte anfitriã organizou um centro de imprensa que se tornou uma das principais faces da próxima cúpula. Milhares de jornalistas passaram por todos os controles para acompanhar o evento durante esses dias.

Além dos líderes da Rússia, China e Índia, entre os participantes estão o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o secretário-geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Kao Kim Hourn.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou neste domingo à China em uma visita de trabalho "sem precedentes". Durante sua estadia de quatro dias no país asiático, o presidente russo manterá várias reuniões bilaterais com líderes e outros chefes de Estado. Putin também acompanhará como convidado especial o desfile militar de 3 de setembro em Pequim, onde estará ao lado direito de seu colega chinês, Xi Jinping.

Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.

3 set 2025 | 00:18 GMT

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acaba de chegar à Praça da Paz Celestial, em Pequim.

2 set 2025 | 13:09 GMT

Vladimir Putin se encontra em Pequim com o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic.

Vladimir Putin se reúne em Pequim com o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif

Fico: UE é como 'sapo no fundo de poço', incapaz de ver o que está acima, mas o mundo é diferente

O primeiro-ministro eslovaco expressou decepção com o bloco europeu pela falta de capacidade de reação às questões globais.

Putin: "A Rússia não tem desejo de atacar ninguém"

Qualquer pessoa racional sabe muito bem que a Rússia não vai atacar ninguém, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, em referência às declarações de políticos ocidentais.

Putin elogia política externa independente da Eslováquia

Em uma reunião realizada em Pequim, o presidente russo Vladimir Putin elogiou a política externa da Eslováquia, conduzida pelo primeiro-ministro Robert Fico.

Fico: A Eslováquia reage 'muito duramente' aos ataques da Ucrânia à infraestrutura petrolífera

No final de agosto, o regime de Kiev realizou ataques com drones e mísseis contra a infraestrutura do oleoduto Druzhba, no território da Rússia.

Putin: Sobre os planos agressivos da Rússia em relação à Europa, quero enfatizar mais uma vez que são uma completa bobagem.

"Qualquer pessoa sensata sabe que a Rússia não tem nenhum desejo de atacar ninguém", afirmou o presidente russo. 

Putin mantém conversas com Fico

Principais destaques:

  • Quero mais uma vez expressar minha gratidão por terem considerado possível vir e compartilhar conosco todos os sentimentos relacionados à vitória na Segunda Guerra Mundial.
  • Infelizmente, vivemos em condições complexas, relacionadas a diversas restrições externas.
  • Apreciamos muito a política externa independente que você e sua equipe, seu governo, conduzem.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu nesta terça-feira em Pequim com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. 

Rússia e China assinam mais de 20 documentos sobre cooperação bilateral

Os documentos abrangem a cooperação em energia, inteligência artificial, agricultura e saúde, entre outras áreas, informou a televisão estatal chinesa.

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, chega a Pequim para assistir ao desfile militar de 3 de setembro, por ocasião do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

Imagens exclusivas de nossos correspondentes em Pequim revelam que tudo está preparado para o desfile militar que acontecerá amanhã.

As negociações entre Vladimir Putin e Xi Jinping continuaram na residência privada do presidente chinês.

Pela Rússia, participaram do evento: Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia; Maxim Oreshkin, vice-chefe da Administração Presidencial russa; Yuri Ushakov, assessor presidencial russo; Andrey Belousov, ministro da Defesa da Rússia.

Xi Jinping: Parceria China-Rússia é um modelo de boas relações entre Estados vizinhos 

"As relações entre a China e a Rússia superaram o teste da situação internacional e servem de modelo para relações interestaduais de boa vizinhança eterna, amizade, cooperação estratégica integral, colaboração mutuamente benéfica e benefício recíproco", sublinhou.

Vladimir Putin ressalta a amizade histórica e a cooperação com a China

O presidente da Rússia agradeceu a recepção calorosa à delegação russa e destacou a relação estratégica entre Rússia e China, que, segundo ele, alcança níveis sem precedentes.

Putin e Xi iniciam negociações bilaterais.

O presidente russo, Vladimir Putin, se reúne nesta terça-feira em Pequim com seus homólogos chinês e mongol, Xi Jinping e Ukhnaagiin Khurelsukh, respectivamente.

O presidente russo, Vladimir Putin, foi recebido com tapete vermelho no Grande Palácio do Povo, em Pequim, onde hoje será realizada uma reunião trilateral entre os chefes de Estado da Rússia, China e Mongólia, seguida de negociações entre a Rússia e a China.

1 set 2025 | 23:58 GMT

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que seu país adere à iniciativa sobre governança global, apresentada nesta segunda-feira (01) pelo presidente chinês, Xi Jinping, no âmbito da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai.

"O presidente Xi Jinping anunciou hoje uma iniciativa chamada 'iniciativa para a governança global'. Recebemos o documento formal de adesão e vou assinar o documento oficial de adesão à nova governança global, à nova governança mundial que está sendo assinada por dezenas de países no mundo. A Venezuela se une à iniciativa do presidente Xi Jinping de governança mundial para a paz, o desenvolvimento, o futuro compartilhado e a harmonia mundial", disse ele à imprensa internacional.

O presidente russo, Vladimir Putin, chegou na madrugada desta terça-feira (hora local) a Pequim. No dia 2 de setembro, o mandatário participará de várias reuniões bilaterais e negociações entre a Rússia, a China e a Mongólia.

Putin se reúne com presidente iraniano. 

Vladimir Putin e Masoud Pezeshkian mantêm uma reunião no contexto da cúpula da OCX, realizada na cidade chinesa de Tianjin.

Vladimir Putin e o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, dirigem-se para uma reunião bilateral à margem da cúpula da OCX. 

Ambiente amistoso: Putin e Modi andam de mãos dadas para encontro com Xi Jinping.

A imagem rapidamente se tornou viral nas redes sociais chinesas.

Putin: OCX pode se tornar líder na construção de sistema mais justo de governança global

Segundo o presidente russo, o diálogo dentro da organização estabelece as bases de um novo sistema de segurança na Eurásia, substituindo os modelos eurocêntricos e euro-atlânticos, que ele classificou como "obsoletos".

Xi Jinping propõe uma iniciativa de "governança global" com a qual pretende construir um mundo mais "justo e equitativo"

"Espero trabalhar com todos os países por um sistema de governança global mais justo e equitativo e avançar rumo a uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade", afirmou Xi em uma reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCX.

Começa na China a reunião no formato OCX+, um formato ampliado de diálogo da Organização de Cooperação de Xangai com atores externos (observadores, parceiros, convidados).

Putin sobre as relações entre Rússia e Turquia:

  • A Turquia é um parceiro confiável e consolidado, tanto no âmbito bilateral quanto no internacional.
  • O comércio bilateral cresceu 6,6% em 2024 e quase 3% no primeiro semestre de 2025.
  • A cooperação energética mantém caráter estratégico, com a Rússia como um dos principais fornecedores de gás.
  • A Rosatom avança na construção da primeira usina nuclear turca, Akkuyu, cujo primeiro bloco entrará em operação em breve. Em 2024, a Turquia recebeu um recorde histórico de 6,7 milhões de turistas russos.

Putin destacou os esforços da Turquia para a resolução da crise ucraniana. 

COMEÇA a reunião entre Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan.

Modi: "Índia e Rússia continuaram avançando. Ombro a ombro"

No contexto da cúpula da OCX, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou que a cooperação entre a Rússia e a Índia é muito importante para garantir a "paz, estabilidade e prosperidade mundial".

1,4 bilhão de indianos estão prontos para receber Putin, afirma Modi

1,4 bilhão de indianos aguardam para receber o presidente russo, Vladimir Putin, na 23ª cúpula anual entre os dois países, marcada para dezembro, destacou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

COMEÇA a reunião bilateral de Vladimir Putin e Narendra Modi em Tianjin

Putin e Modi viajam na mesma limusine de luxo russa Aurus até o local das negociações.

Putin considera que o entendimento alcançado no Alasca abre caminho para a paz na Ucrânia.

"Espero que os entendimentos alcançados na recente cúpula russo-americana no Alasca também sigam nessa direção, abrindo caminho para a paz na Ucrânia", declarou o presidente russo durante seu discurso na OCX.

"A OCX é uma poderosa locomotiva para o estabelecimento de um multilateralismo genuíno", afirmou o presidente russo, Vladimir Putin.

Putin citou as causas do conflito ucraniano. Ele declarou que o golpe de Estado na Ucrânia e as tentativas do Ocidente de arrastar Kiev para a OTAN são as principais causas.

Moscou valoriza os esforços de seus parceiros para resolver o conflito na Ucrânia, destacou o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"Apreciamos amplamente os esforços e as propostas da China, Índia e outros parceiros estratégicos nossos, destinados a contribuir para a resolução da crise ucraniana", afirmou o presidente russo.

Putin discursa na cúpula do Conselho de Chefes de Estado da OCX.

O presidente russo apontou que a OCX reúne países com ideais comprometidos "com a construção de uma ordem mundial multipolar justa".

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, expressou sua satisfação por se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, antes do início da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) em Tianjin.

"Sempre um prazer encontrar o presidente Putin!", escreveu ele em uma mensagem publicada no X, acompanhada de fotos de seu encontro com o presidente russo.

O mundo está passando rapidamente a um sistema multipolar justo, baseado no equilíbrio de interesses, declarou o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, durante a reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCX.

"O mundo está passando rapidamente de um modelo unipolar —com sua pretensão de exclusividade e domínio de um determinado grupo de países— para um sistema multipolar justo, baseado no equilíbrio de interesses, no respeito à soberania e na confiança mútua", afirmou.

Os países da Organização de Cooperação de Xangai devem resistir à confrontação e à intimidação entre blocos e defender a ordem mundial, com a ONU desempenhando um papel central, afirmou o presidente chinês, Xi Jinping, em seu discurso durante o Conselho de Chefes de Estado da organização.

Os discursos de abertura começaram a ser transmitidos e os jornalistas alinharam-se com suas câmeras

Começa a reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCX

 Vladimir Putin, Narendra Modi e Xi Jinping conversam de forma amistosa antes do início da reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCX.

Vladimir Putin chega à reunião do Conselho de chefes de Estado da OCX

31 ago 2025 | 15:37 GMT

Durante o jantar oficial do primeiro dia da cúpula, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sentou-se ao lado de seus homólogos chinês e cazaque, Xi Jinping e Kasym-Jomart Tokayev, informou o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov. Ele acrescentou que Putin teve uma conversa "bastante longa" com Xi.

Os presidentes da Rússia e da China, Vladimir Putin e Xi Jinping, conversaram neste domingo sobre os últimos contatos entre Rússia e Estados Unidos, informou o assessor presidencial russo Yuri Ushakov.

Segundo a agenda da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, os dois líderes devem se reunir oficialmente em reunião estendida.

Putin realiza seu primeiro encontro bilateral, com líder de república ex-soviética

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu, no âmbito da cúpula da OCX, com o primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinián. Trata-se do primeiro encontro bilateral realizado pelo mandatário russo durante o evento.

Como parte da celebração da 25ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), os líderes das delegações tiraram uma foto conjunta no domingo.

Teerã e Pequim podem desempenhar um papel "transformador" na arena mundial, afirmou no domingo o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei.

"O Irã e a China, antigas civilizações das alas oriental e ocidental da Ásia, possuem não apenas um profundo legado histórico, mas também a capacidade transformadora de mudar o panorama regional e até mesmo global", escreveu ele em sua conta no X.

Segundo Khamenei, "a plena implementação do acordo de cooperação estratégica entre os dois países sem dúvida estabelecerá uma base sólida para esse processo".

O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, que chegou à cidade de Tianjing para participar da 25ª cúpula da OCX, da qual Ancara é um parceiro de diálogo.

Em imagens divulgadas, um robô dá as boas-vindas à RT na China, onde está sendo realizada a 25ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).

A Rússia divulgou um vídeo da chegada do presidente Vladimir Putin à China, onde participará da 25ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX). "O presidente russo tem pela frente quatro dias de agenda intensa", afirma um comunicado oficial.

Nas imagens, o presidente russo é recebido com honras, com a presença de militares, que o saudaram, e um tapete vermelho. Em seguida, Putin partiu em uma limusine de luxo russa, a Aurus, com placa diplomática do país asiático.

O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na cidade chinesa de Tianjin.

Modi lembrou o encontro que ambos os líderes mantiveram em outubro de 2024, no âmbito da cúpula do BRICS realizada na cidade russa de Kazan. "No ano passado, em Kazan, mantivemos conversas muito frutíferas que impulsionaram positivamente nossas relações", disse ele.

"Após a retirada das tropas na fronteira, criou-se um clima de paz e estabilidade. [...] Nossos representantes especiais chegaram a um acordo sobre a gestão da fronteira", continuou Modi.

Além disso, ele observou que foi retomada a Kailash Mansarovar Yatra, peregrinação sagrada ao monte Kailash e ao lago Mansarovar, no Himalaia. Da mesma forma, serão retomados os voos diretos entre os dois países, indicou.

"Os interesses de 2,8 bilhões de pessoas de ambos os países estão ligados à nossa cooperação. Isso também estabelecerá as bases para o bem-estar de toda a humanidade. Comprometemo-nos a impulsionar nossas relações com base na confiança mútua, no respeito e na sensibilidade", declarou.

A Organização de Cooperação de Xangai (OCX) tem o potencial de formar uma ordem mundial multipolar com um sistema de governança equitativo, destacou neste domingo a agência Xinhua em um comentário às vésperas da cúpula da OCX em Tianjin.

Segundo a agência, "ao priorizar a colaboração e o diálogo em detrimento da aliança e da confrontação, a OCX constitui um modelo para uma nova forma de relações internacionais".

"No contexto de um cenário internacional turbulento e em constante mudança, onde persistem as políticas de poder e os conflitos regionais, a OCX, como plataforma fundamental para a unidade e a cooperação entre os países do Sul Global, está bem posicionada para desempenhar um papel positivo na promoção de um mundo mais igualitário, ordenado e multipolar, e na construção de um sistema de governança global mais justo e equitativo", observa a Xinhua.

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, reuniu-se com o presidente chinês, Xi Jinping, na cidade de Tianjin, que sedia a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, chegou neste domingo à cidade chinesa de Tianjin. Ele foi recebido por dançarinas agitando lenços vermelhos no aeroporto, de onde partiu de carro.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou neste domingo na China em uma visita de trabalho que durará quatro dias.

30 ago 2025 | 18:33 GMT

O presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, cancelou sua viagem à China devido aos recentes distúrbios em seu país, informou neste sábado o porta-voz presidencial, Prasetyo Hadi, citado pela mídia local.

Segundo o que foi informado, a decisão foi tomada porque o presidente indonésio queria acompanhar de perto a dinâmica e a situação no país, especialmente as tensões em várias regiões nos últimos dias.

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, chegou neste sábado à cidade chinesa de Tianjin para participar da cúpula da OCX, que coincide com o dia de seu aniversário. Além do tradicional tapete vermelho, o líder belarusso foi recebido com uma apresentação colorida de várias dançarinas que agitavam lenços vermelhos ao ritmo da música.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, chegou no sábado à cidade chinesa de Tianjin para participar da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).

Ao aterrissar no país asiático, ele foi recebido por dançarinas com trajes e adereços tradicionais e recebeu uma calorosa saudação da delegação chinesa.