Notícias

Rússia manifesta apoio à Venezuela e rechaça intervenção na América Latina

A porta-voz da chancelaria russa reforçou a solidariedade à soberania e ao governo venezuelano diante da presença de navios norte-americanos na região.
Rússia manifesta apoio à Venezuela e rechaça intervenção na América LatinaGettyimages.ru / Jesus Vargas

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia divulgou nesta sexta-feira (29) uma declaração em que reforça o apoio à Venezuela, após o envio de navios de guerra dos Estados Unidos ao sul do Caribe, próximo à costa do país. O órgão expressou rejeição ao uso da força como instrumento de política externa.

A porta-voz do Ministério, Maria Zakharova, expressou solidariedade ao povo e ao governo da Venezuela, afirmando que o país tem o direito de determinar seu caminho político, econômico e social de forma soberana, sem pressões externas e em um ambiente pacífico.

Zakharova destacou que, durante uma conversa telefônica em 22 de agosto com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, reiterou apoio à proteção da soberania nacional e à manutenção da estabilidade institucional no país.

A funcionária ressaltou ainda o interesse da Rússia no desenvolvimento independente e pacífico da América Latina. Assim, destacou que práticas de intervenção externa e métodos de "revoluções coloridas" devem permanecer no passado, reforçando a importância de um continente livre de conflitos armados.