O presidente da Rússia, Vladimir Putin, elogiou nesta sexta-feira (29) o presidente da China, Xi Jinping, e fez um alerta de que o militarismo europeu e japonês está ressurgindo "com pouca consideração com o contexto histórico", sob alegações de uma suposta "ameaça" russa ou chinesa. A declaração foi dada em entrevista à agência de notícias chinesa Xinhua e divulgada pelo Kremlin.
"O militarismo japonês está sendo restabelecido sob o pretexto de ameaças imaginárias da Rússia e da China, enquanto na Europa, incluindo a Alemanha, passos estão sendo dados em direção à remilitarização do continente, com pouca consideração com os contextos históricos", disse.
O presidente também afirmou que Moscou e Pequim condenam "veementemente qualquer tentativa de distorcer a história da Segunda Guerra Mundial, glorificar nazistas, militaristas e seus cúmplices, membros de esquadrões da morte e assassinos, ou difamar os libertadores soviéticos".
As declarações respondiam a uma questão sobre a relação da Rússia com a China no contexto das comemorações dos 80 anos da vitória soviética contra o nazifascismo, em que o mandatário russo ressaltou a cooperação histórica entre Moscou e Pequim diante das agressões japonesas no passado. Em suas palavras, a presença de Xi Jinping no Desfile da Vitória, realizado em 9 de maio, teve "profunda importância simbólica".
Segundo o presidente russo, é dever de ambos os povos "honrar a memória de nossos compatriotas, que mostraram verdadeiro patriotismo e coragem e derrotaram os inimigos".
Putin também afirmou que o presidente da China é um "verdadeiro líder de uma potência mundial (...) exemplo para o mundo". De acordo com ele, sua presença no país asiático para o desfile militar chinês, marcada para o próximo dia 3, também conta com agendas para discutir interesses bilaterais e a definição de "um mundo multipolar e justo".
O líder russo finalizou sua entrevista afirmando que as relações entre os dois países alcançaram nível "sem precedentes" em diversas áreas, ressaltando que diversos pontos de cooperação serão alcançados nos próximos anos.