O World AI Creator Awards (WAICA), um programa de premiação que reconhece as conquistas de criativos e artistas de todo o mundo na área da inteligência artificial (IA), anunciou o Miss AI, o primeiro concurso de beleza para modelos geradas por computador.
"Seu lançamento ocorre quase 200 anos após a realização do primeiro concurso de beleza e celebrará a habilidade técnica e o trabalho por trás dos influenciadores digitais de todo o mundo", afirmam os organizadores.
O evento é realizado em parceria com a Fanvue, uma rede social semelhante à OnlyFans queque aposta em criadores de conteúdos gerados por IA, e está aberto a todos os entusiastas dessa área acima de 18 anos de idade. De acordo com as regras, as criações devem ser 100% geradas por IA a partir de qualquer ferramenta artística, incluindo DeepAI, MidJourney ou uma própria.
Os participantes serão julgados por Andrew Bloch, empresário e consultor de relações públicas, e Sally-Ann Fawcett, historiadora de concursos de beleza. No entanto, o painel de jurados também é formado pelas populares modelos e influenciadoras geradas por IA, Aitana Lopez e Emily Pellegrini.
Os criadores não serão julgados apenas pela aparência das candidatas que criaram, mas também pela habilidade técnica usada para obter os detalhes de suas obras digitais. Além disso, a "influência social", ou seja, o apelo on-line das modelos "com base nos números de interação com os fãs, na taxa de crescimento do público e no uso de outras plataformas, como o Instagram*", também será avaliada.
O vencedor receberá um prêmio em dinheiro de 5 mil dólares, promoção na plataforma Fanvue, acesso a um programa de orientação educacional no valor de 3 mil dólares e apoio nas relações públicas de 5 mil dólares. O segundo e o terceiro lugares receberão incentivos semelhantes de menor valor. Os resultados serão anunciados no início de maio e uma cerimônia de premiação será realizada no final do mesmo mês.
* Propriedade da Meta, uma organização qualificada na Rússia como extremista.