Notícias

Imprensa alemã revela os nomes dos supostos autores da sabotagem ao Nord Stream

A investigação apontou dois grupos de sabotadores, incluindo mergulhadores e especialistas, que usaram documentos ucranianos autênticos para atravessar a Polônia e executar o ataque.
Imprensa alemã revela os nomes dos supostos autores da sabotagem ao Nord StreamDanish Defence / Anadolu Agency

O jornal alemão Die Zeit –, junto ao jornal Süddeutsche Zeitung e ao canal ARD –, divulgou os nomes dos supostos responsáveis pelos ataques aos gasodutos Nord Stream em 2022.

A investigação, baseada na análise do iate Andromeda, encontrou provas forenses decisivas: impressões digitais, DNA e resíduos de explosivos de octogênico e hexogênico com espoletas temporizadas, compatíveis com os restos encontrados no Mar Báltico.

A polícia rastreou uma van Citroën branca usada pelo grupo e identificou o motorista, que revelou que sua empresa transportava regularmente ucranianos de Kiev à Alemanha.

Ao reconstruir as rotas, as autoridades descobriram que os indivíduos usaram documentos de identidade ucranianos autênticos, embora com nomes falsos, indicando possível apoio interno do aparato estatal de Kiev.

Dois grupos

A investigação aponta para a atuação de dois grupos. O principal era formado por sete pessoas: quatro mergulhadores, um especialista em explosivos, o capitão do iate Andromeda e Sergey K., posteriormente detido.

A este núcleo se juntou Yevgeny U., que teria pertencido originalmente a um segundo grupo com objetivo de sabotar o gasoduto Turkish Stream.

Entre os identificados está Vladimir S., mergulhador e instrutor em Kiev, que se refugiou na Polônia com a família após o atentado.

Outro membro crucial era Vsevolod K., soldado ucraniano de 53 anos treinado na Alemanha.

Os investigadores também identificaram a única mulher no grupo: Valeria T., mergulhadora profissional de 40 anos, recordista ucraniana em mergulho profundo.

Fontes em Kiev indicam que ela concluiu a operação quando o restante da equipe considerava o cancelamento devido ao mau tempo.

O que é o Nord Stream e como funcionam os principais gasodutos da Rússia para a Europa? Saiba mais aqui.