
Merz declara ser 'óbvio' que encontro entre Putin e Zelensky não ocorrerá

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, disse ser "óbvio" que uma cúpula entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, não acontecerá. A declaração aconteceu nesta quinta-feira (28), segundo o jornal alemão Bild.
"Obviamente não haverá um encontro entre o presidente Zelensky e o presidente Putin, (...) ao contrário do que foi acordado com Trump", afirmou Merz a jornalistas antes de uma reunião com o presidente francês Emmanuel Macron em Besançon, na França.

No início deste mês, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com o líder russo e afirmou que a realização de um encontro para resolver o conflito ucraniano seria "o próximo passo para a paz". Após o encontro, líderes europeus foram à Casa Branca, ao lado de Zelensky, para tratar sobre a crise ucraniana.
- Embora Moscou tenha reafirmado várias vezes a disposição em dialogar, Zelensky e seus aliados do Ocidente têm pressionado cada vez mais por "garantias de segurança".
- O chanceler russo, Sergey Lavrov, afirmou na semana passada que Kiev não está interessada em uma paz duradoura, mas sim focada em formar alianças militares antirrussas para preservar seu "regime neonazista, russófobo e agressivo".
