Reino Unido, França e Alemanha iniciaram, nesta quinta-feira (28), um processo de 30 dias para restabelecer as sanções da ONU contra o Irã por conta de seu programa nuclear, segundo uma carta enviada ao Conselho de Segurança divulgada pela Reuters.
Os três países, conhecidos como E3, afirmam na carta que decidiram ativar o chamado mecanismo de restituição, chamado de "snapback", antes de perder a capacidade de restabelecer sanções contra Teerã em meados de outubro.
"O E3 está comprometido em usar todas as ferramentas diplomáticas disponíveis para garantir que o Irã nunca desenvolva uma arma nuclear. Isso inclui nossa decisão de acionar o mecanismo de 'snapback' hoje por meio desta notificação", afirmou o E3 em carta, segundo a mídia.
Teerã alertou anteriormente que poderia interromper a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) caso a União Europeia reforçasse as sanções contra o país.
- O "snapback" é um mecanismo previsto na Resolução 2231 do Conselho de Segurança que reativa automaticamente todas as sanções suspensas pelo pacto nuclear entre o Irã e o Reino Unido, Alemanha, França, Rússia e China, chamado de Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA), de 2015.
ENTENDA O PROGRAMA NUCLEAR IRANIANO NO NOSSO ARTIGO.