
Eslováquia anuncia retomada do fornecimento de petróleo via oleoduto atacado por Kiev

O fornecimento de petróleo pelo oleoduto Druzhba ("Amizade"), interrompido após um ataque das Forças Armadas da Ucrânia, foi retomado, informou nesta quinta-feira (28) a ministra da Economia da Eslováquia, Denisa Sakova.

"O fornecimento de petróleo para a Eslováquia através do oleoduto Druzhba foi restaurado! Espero que a operação permaneça estável e não haja mais ataques à infraestrutura de energia", afirmou Sakova.
O Druzhba é uma rota estratégica de transporte de petróleo da Rússia para a Europa Central e Oriental. A interrupção gerou preocupação com a segurança energética da região.
O fluxo de petróleo russo para Hungria e Eslováquia havia sido suspenso no dia 18 de agosto após o ataque ucraniano.
O chefe da diplomacia húngara, Peter Szijjarto, denunciou a ofensiva: "A Ucrânia atacou novamente o oleoduto que abastece a Hungria, interrompendo o fornecimento", classificando a ação como "indignante e inaceitável" para a segurança energética do país.
Ucrânia debocha
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrey Sibiga, reagiu ironicamente: "Disseram à Hungria durante anos que Moscou é um parceiro pouco confiável. Apesar disso, a Hungria fez tudo ao seu alcance para manter sua dependência da Rússia", escreveu no X.

