Rússia denuncia intervenção dos EUA na Moldávia através da USAID: 'plantou flores do mal'

Chancelaria russa critica declarações de Samantha Power sobre aplicação de dezenas de milhões de dólares no país e alerta sobre ameaça à soberania moldava.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, criticou nesta quarta-feira (27) declarações de Samantha Power, diplomata americana e ex-administradora da USAID, sobre o apoio financeiro dos Estados Unidos à Moldávia.

Zakharova chamou a USAID de ''agência americana de intervenção nos assuntos internos de Estados soberanos'' e disse não conseguir decidir ''se é mais assustador ouvir ou ver'' enquanto Power relembra quanto dinheiro despejou para destruir a independência da Moldávia.

''Ela se preocupa se as flores do mal que plantou irão florescer'', pontuou.

Entenda:

Anteriormente, Power revelou que a USAID realizou "investimentos sem precedentes" no país sob o pretexto de apoiar a democracia e reduzir a influência russa, destacando que "esses fundos foram direcionados à Moldávia por um período mais longo do que na Ucrânia".

A representante, que também atuou como embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas durante o governo de Barack Obama, detalhou a expansão da presença e do financiamento da USAID na Moldávia, destacando seu compromisso com reformas sob o governo de Maia Sandu.