Notícias

Lula assina decreto que promete inaugurar a 'nova era da televisão aberta' no Brasil

Sistema de TV 3.0 trás funcionalidades inéditas, como integração com a internet e qualidade de som e áudio superior.
Lula assina decreto que promete inaugurar a 'nova era da televisão aberta' no BrasilLegion-media.ru / Dmitriy Shironosov

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, assinou nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, o decreto regulamentando a TV 3.0 e inaugurando a ''nova era da televisão aberta no Brasil'', com a promessa de maior interatividade, ''qualidade de som e imagem superior'' e ''maior integração com a internet'', explica um comunicado oficial.

Por meio do sistema, telespectadores terão acesso a canais sob demanda, semelhantes aos serviços de streaming, com recursos como múltiplas faixas de áudio, replay, publicidade direcionada, interatividade (ex.: votações em reality shows) e serviços governamentais de utilidade pública.

As primeiras transmissões com a TV. 3.0 devem ser realizadas no primeiro semestre de 2026, nas grandes capitais do Brasil. No entanto, ''o processo de expansão até atingir a cobertura de todo o território nacional deve levar até 15 anos'', explica o Planalto.

A política, que envolveu extensas pesquisas e debates com diversas empresas, estudiosos e especialistas do setor, recebeu, ao todo, investimentos de R$ 7,5 milhões, com o objetivo de tornar o meio ''mais democrático e acessível''.