
Tarifa de 50% de Trump contra Índia entra em vigor

A tarifa de 50% imposta pelo governo Donald Trump a produtos indianos entrou em vigor na quarta-feira (27) elevando ao máximo histórico a tensão comercial entre os dois países. A medida é uma retaliação à aquisição de petróleo russo pela Índia.

Isso faz da nação asiática um dos países com as tarifas mais altas do mundo. Enquanto 30% das exportações indianas para os EUA permanecerão livres de tarifas e 4% enfrentarão uma tarifa de 25%, a maior parcela, ou seja 66% das exportações serão atingidas por uma tarifa de 50%, destacam os especialistas do Instituto de Pesquisa de Comércio Global.
Eles preveem um impacto drástico, como a queda de 43% nas exportações indianas dos setores mais afetados para os EUA em 2026, perda de US$ 36,9 bilhões no PIB indiano (0,9% do total), e risco de perda de centenas de milhares de empregos no setor exportador.
Visando mitigar os impactos, Nova Delhi já planeja diversificar mercados, com foco em China, América Latina e Oriente Médio, enquanto analistas alertam que a estratégia tarifária de Trump pode isolá-lo diplomaticamente, aproximando a Índia da China e do Brasil.
