Brasil participará de festival internacional musical сom raízes soviéticas

Mais de 20 países participarão do Intervision 2025, incluindo países do BRICS, América Latina, Ásia e África. O evento será realizado na Rússia no próximo dia 20 de setembro em Moscou.

O Brasil confirmou a participação no festival internacional de música Intervision, que será realizado na Rússia, informaram os organizadores à imprensa russa.

O que é o Intervision?

O Intervision é um festival musical realizado desde a década de 1960, principalmente por países do antigo bloco socialista, mas que também contou com participações de países como Canadá, Espanha, Portugal e Marrocos.

Nos primeiros anos, o evento ocorreu na Tchecoslováquia (1965-1968) e depois na Polônia (1977-1980). Foi relevante culturalmente na época, mas deixou de existir com o colapso do bloco socialista. Tentativas posteriores de retomada não tiveram sucesso.

Após a interrupção do Intervision, a Rússia e outros países do Leste Europeu passaram a participar do Eurovision, tradicional festival europeu.

Com o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro de 2022, os organizadores do Eurovision baniram a Rússia do evento, e propostas para reviver o Intervision voltaram a ser discutidas.

Finalmente, em fevereiro de 2025, o presidente Vladimir Putin assinou um decreto para a volta do concurso na Rússia.

Participantes da edição de 2025

Mais de 20 países estarão na Intervision 2025, incluindo os integrantes do BRICS e nações da América Latina, Ásia e África.

"No momento, representantes dos seguintes países confirmaram oficialmente sua participação no concurso: Belarus, Brasil, Venezuela, Vietnã, Egito, Índia, Cazaquistão, Qatar, Quênia, China, Colômbia, Cuba, Quirguistão, Madagascar, Emirados Árabes Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Sérvia, EUA, Tadjiquistão, Uzbequistão, Etiópia e África do Sul", afirmaram os organizadores.

Cada país será representado por artistas que alcançaram sucesso nas paradas nacionais.