Notícias

Barco com vários cadáveres é encontrado na Amazônia brasileira

A primeira hipótese é de que as vítimas eram estrangeiras. As mídias locais dizem que elas podem ter vindo da África ou ser refugiados haitianos. As autoridades estão investigando o caso.
Barco  com vários cadáveres é encontrado na Amazônia brasileiraRedes sociais

Um grupo de pescadores encontrou no último fim de semana, na costa do estado do Pará, na Amazônia, um barco de madeira à deriva com cerca de 20 corpos em decomposição, informou o Ministério Público.

No entanto, ainda não há confirmação oficial exata sobre o número de vítimas.

O barco foi encontrado em uma área de difícil acesso perto da praia de Ajuruteua, em Bragança, uma cidade a 215 quilômetros de Belém, a capital do estado. "Pelo estado em que [os corpos] estão, muito desidratados, já passou muito tempo, talvez até mais de um mês", explicou o bombeiro Tadeu Barbosa ao portal g1.

O trabalho de resgate durou mais de 12 horas, pois a maré dificultou a operação. "É uma missão que exige pressa, porque quanto mais os dias passam, com a decomposição, mais difícil fica para os peritos trabalharem, mas temos que operar com muito cuidado, com segurança para não danificar o barco, navegando em áreas de muito pouca profundidade", detalhou o tenente dos bombeiros Hugo Moura ao portal g1.

Na madrugada desta segunda-feira, o barco foi finalmente rebocado para terra firme. A primeira hipótese é de que as vítimas sejam estrangeiras, já que nenhum barco foi registrado como desaparecido no Brasil. O Ministério Público já abriu uma investigação para tentar esclarecer a nacionalidade dos mortos e as causas da morte.

O jornal local O Libera, citando uma fonte da Polícia Federal, diz que o barco veio de algum lugar da África. "O exame do barco e análise preliminar dos corpos serão feitos amanhã [na segunda-feira] para confirmar (ou não) essa hipótese do barco ter vindo da África", detalhou a fonte. As autoridades também não descartam a possibilidade de que sejam refugiados haitianos.