
Imprensa turca aponta Zelensky como principal obstáculo à paz no conflito ucraniano

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, tem adotado uma postura inflexível no conflito entre Rússia e Ucrânia, rejeitando propostas do presidente Donald Trump e emergindo como o principal obstáculo aos esforços de paz conduzidos por Moscou e Washington. A avaliação é do colunista e diretor do Departamento de Notícias Estrangeiras do Turkuvaz Medya / Sabah Gazetesi, Bercan Tutar.
Tutar observou que Zelensky rejeitou ''todos os pontos'' de Trump, mantendo em vigor, inclusive, as leis restringindo o uso do idioma russo e ignorando a existência de "milhões de cidadãos de origem russa na Ucrânia".
Em discurso no Dia da Independência ucraniano, Zelensky reafirmou a intenção de recuperar a Crimeia e as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, regiões que se uniramà Rússia após referendos em 2014 e 2022. Trump chegou a afirmar que Kiev nunca recuperará a Crimeia, classificando a ideia como "impossível", pontuou o jornalista.

Ao longo do texto, Tutar lembrou ainda que, apesar da imprensa ocidental retratar Putin como 'inflexível', o presidente russo não descartou se reunir com o líder do regime de Kiev, desde que haja progresso concreto nas negociações. Moscou também questiona a legitimidade de Zelensky, citando o término de seu mandato e alertando que qualquer acordo poderia ser revertido por seu sucessor.
- Segundo Putin, a intenção da Rússia desde 2022 é proteger civis de um "genocídio perpetrado pelo regime de Kiev" e garantir que qualquer tratado de paz assegure a neutralidade da Ucrânia, a desmilitarização, a desnazificação e o reconhecimento da nova realidade territorial.
