Notícias

UE está tentando chantagear a Geórgia para guerrear com a Rússia, denuncia prefeito de Tbilisi

Bruxelas está usando políticas de visto e outras medidas como verdadeiras ''armas políticas'', revelou Kakha Kaladze.
UE está tentando chantagear a Geórgia para guerrear com a Rússia, denuncia prefeito de TbilisiSputnik / Kirill Zykov

A União Europeia está se aproveitando do processo de integração da Geórgia ao bloco para impor condições e exercer chantagem política, afirmou o prefeito de Tbilisi, Kakha Kaladze, em entrevista ao portal Business Insider nesta terça-feira (26).

Comentando os últimos meses de negociação, Kaladze observou que políticas de liberalização de vistos, por exemplo, foram transformados em verdadeiras ''armas políticas''.

''Isto é muito grave. (...) Suas declarações e resoluções estão cheias de mentiras. (...) O que têm a ver as leis aprovadas aqui com o processo de liberalização de vistos?'', questionou.

Um dos principais objetivos de Bruxelas com a chantagem seria obter o alinhamento militar da Geórgia ao regime de Kiev e aos europeus contra a Rússia, transformando o país em uma verdadeira ''segunda frente'':

''Houve ameaças diretas, chantagem e insultos no gabinete do primeiro-ministro, pedindo que abríssemos uma segunda frente; promessas de que nos ajudariam em tudo, que teríamos o equipamento necessário, etc. (...) Se for preciso, agiremos, mas sempre a partir dos interesses nacionais. É melhor que esteja assim do que do jeito que nos forçavam'', explicou.

Para o prefeito, no entanto, o governo da Geórgia não vai ceder às tentativas de chantagem. ''Radicalismo, maldade e atuação de agentes sempre estão condenados ao fracasso'', concluiu.