Notícias

China inicia construção do primeiro data center submarino do mundo voltado à IA

O projeto visa reduzir significativamente o consumo de energia para o resfriamento, mas levanta preocupações ambientais e de segurança.
China inicia construção do primeiro data center submarino do mundo voltado à IAShanghai Hailanyun Technology

A empresa chinesa Hailanyun começou em junho a construção do primeiro data center submarino do mundo projetado para inteligência artificial, segundo a revista Live Science.

Localizado a 10 km da costa de Xangai, o projeto tem valor estimado em US$ 223 milhões e promete reduzir em 30% o consumo de energia em comparação a instalações terrestres, aproveitando o resfriamento natural do oceano.

A primeira fase contará com 198 racks de servidor, somando cerca de 792 servidores de IA, alimentados quase totalmente por um parque eólico marinho, que atenderá 97% da demanda energética.

A iniciativa é baseada na tecnologia do Projeto Natick, da Microsoft, concluído em 2024, que mostrou que servidores submersos são mais estáveis e economicamente viáveis.

Ainda assim, há preocupações ambientais e de segurança. Estudos da Microsoft apontaram aquecimento local das águas, e pesquisas de 2024 alertam que certas frequências sonoras podem danificar os equipamentos. A Hailanyun afirma que o impacto ambiental será minimizado.