Sob tarifaço de Trump, Lula faz segunda reunião ministerial de 2025

Na pauta do encontro, será debatido um plano emergencial de crédito para os setores mais atingidos pelas tarifas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandará nesta terça-feira (26) sua primeira reunião ministerial após entrarem em vigor as tarifas impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros, principal tema do encontro, segundo o portal Poder360.

Será o segundo encontro ministerial de 2025. O primeiro, em 20 de janeiro, durou mais de sete horas e tratou da expectativa de mudanças na equipe de ministros, que não se concretizou.

Nesta reunião, Lula pretende receber uma avaliação das ações planejadas para o ano por cada pasta.

O tarifaço atinge principalmente manufaturados e matérias-primas agrícolas, já que os Estados Unidos são o principal destino desses bens, especialmente nos setores que mais geram empregos.

Agro é afetado 

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) estima que produtores de regiões do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás terão perdas significativas, devido a produção ser em grande parte voltada à exportação.

Em 13 de agosto, o governo apresentou uma estratégia emergencial para as empresas afetadas pelo tarifaço.

O programa "Brasil Soberano" disponibiliza 30 bilhões de reais em opções de crédito, mas não esclarece a taxa de juros que será aplicada às empresas que aderirem.