Notícias

'Fonte de estabilidade e paz no mundo': Xi Jinping elogia relações 'maduras' com Moscou

O presidente chinês enfatizou que as duas nações devem promover a cooperação em todas as áreas, bem como reforçar a união com o Sul Global.
'Fonte de estabilidade e paz no mundo': Xi Jinping elogia relações 'maduras' com MoscouSputnik / duma.gov.ru

A relação entre Rússia e China é a mais estável, madura e estrategicamente relevante entre grandes potências no cenário global atual, afirmou nesta terça-feira o presidente chinês, Xi Jinping, ao receber em Pequim o presidente da Duma Estatal, Vyacheslav Volodin, informou a agência de notícias Xinhua.

Xi ressaltou que fortalecer essa parceria é do interesse de ambas as nações e do mundo, já que constitui "uma fonte de estabilidade e paz".

O presidente chinês destacou a disposição de intensificar intercâmbios e cooperação em todos os setores, além de compartilhar experiências em governança e legislação para consolidar uma base legal "mais sólida" da cooperação estratégica.

Ele também enfatizou a importância da união com países do Sul Global para promover uma ordem internacional mais justa e lembrou a contribuição decisiva da China e da antiga União Soviética na derrota do militarismo japonês e da agressão nazista na Segunda Guerra Mundial, mencionando os enormes sacrifícios de ambos os povos.

Em resposta, Volodin transmitiu cumprimentos do presidente Vladimir Putin a Xi Jinping e afirmou que, sob sua liderança, a cooperação bilateral se desenvolve de forma profunda e eficaz.

Ele também expressou a disposição da Rússia de celebrar com a China a vitória na Segunda Guerra Mundial e construir um futuro promissor para a aliança entre os dois países.