Notícias

Comer carne pode reduzir risco de câncer ou doenças do coração, aponta estudo

Uma pesquisa feita por cientistas americanos e canadenses com quase 16 mil adultos indicou que uma alta ingestão de proteína está associada a menor mortalidade.
Comer carne pode reduzir risco de câncer ou doenças do coração, aponta estudorez-art / Gettyimages.ru

Um estudo feito por cientistas dos Estados Unidos e do Canadá concluiu que o consumo de proteínas não aumenta o risco de mortalidade e pode até proteger contra doenças como o câncer.

A pesquisa avaliou dados de quase 16 mil adultos para medir a influência das proteínas de origem animal e vegetal na mortalidade por câncer e doenças cardiovasculares.

Os resultados indicaram que a alta ingestão de proteínas não elevou a taxa de mortalidade. Pelo contrário, pessoas que consumiram proteína animal em maior quantidade tiveram redução significativa no risco de morrer por câncer ou doenças cardiovasculares.

"Há muita confusão em torno da proteína: quanta quantidade consumir, que tipo e o que isso significa para a saúde a longo prazo. Este estudo traz clareza, o que é importante para qualquer pessoa que esteja tentando tomar decisões informadas e baseadas em evidências sobre o que come", disse o pesquisador Stuart Phillips, professor e chefe do Departamento de Cinesiologia da Universidade McMaster, responsável pelo estudo.

Embora seja um levantamento observacional, os dados de grandes populações apontam padrões e associações relevantes, reforçando a inclusão de proteínas animais em uma dieta equilibrada.