
Trump sobre seu encontro com Putin no Alasca: 'Foi um dia muito produtivo'

O presidente dos EUA, Donald Trump, admitiu nesta segunda-feira (25) que conversou com seu homólogo russo, Vladimir Putin, após o histórico encontro no Alasca em 15 de agosto e a subsequente conversa por telefone em 18 de agosto.

"Toda conversa que tenho com ele [Putin] é boa", declarou o presidente norte-americano a repórteres após assinar uma série de decretos executivos. Trump também refletiu sobre o fato de o líder russo ter viajado ao Alasca para se encontrar com ele e discutir diversas questões, incluindo o conflito na Ucrânia.
Segundo Trump, o fato de Vladimir Putin ter ido ao Alasca foi "uma ótima declaração" de que ele quer resolver a crise ucraniana.
"Foi um dia muito produtivo para outros assuntos, porque, como vocês sabem, também estamos falando sobre mísseis e armas nucleares", enfatizou o presidente dos Estados Unidos, acrescentando que o tema da limitação da quantidade de armas atômicas também foi levantado. Nesse âmbito, Trump afirmou que gostaria de envolver Pequim nas negociações.
"Incluiremos a China nisso. Temos a maior quantidade [de armas nucleares]; a Rússia tem a segunda maior; e a China, a terceira, mas está muito atrás. Mas nos alcançarão em cinco anos", destacou.
Encontro em uma atmosfera "construtiva e de respeito mútuo"
Trump e Putin realizaram a cúpula histórica na base militar de Elmendorf-Richardson. Ambos enfatizaram que as negociações ocorreram em uma atmosfera "construtiva e de respeito mútuo". O presidente russo observou que Moscou vê "o desejo do governo americano e do próprio presidente Trump de facilitar a resolução do conflito ucraniano.
O presidente dos EUA indicou que eles haviam alcançado um "grande progresso": "Houve muitos pontos em que concordamos, e eu diria que na maioria deles", afirmou Trump.
Em 18 de agosto, os presidentes conversaram outra vez por telefone, com Trump informando seu homólogo russo sobre as negociações na Casa Branca com líderes europeus e o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky.

