O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na segunda-feira (25) que Washington não está mais gastando dinheiro com o conflito ucraniano.
"Já não financiamos mais a Ucrânia. Estávamos sendo enganados por um presidente que não sabia o que estava fazendo", disse Trump a repórteres, referindo-se ao seu antecessor, Joe Biden.
"Agora estamos ganhando dinheiro. Não quero ganhar dinheiro com a Ucrânia. Quero que a guerra acabe porque quero salvar todas essas vidas", declarou o presidente norte-americano.
Trump destacou ainda que o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, é "o melhor vendedor" que já conheceu. "Ele sempre vinha ao país [EUA] e saía com US$ 50 bilhões", explicou.
Falando sobre as garantias de segurança para a Ucrânia, o presidente afirmou que ainda não há informações exatas. "Ainda não discutimos os detalhes", disse ele.
"Em primeiro lugar, a Europa lhes dará garantias de segurança significativas. E eles devem, porque estão lá. Mas nós estaremos envolvidos como apoio. Vamos ajudá-los", detalhou. "Se chegarmos a um acordo, e acredito que chegaremos, não acho que eles terão muitos problemas. Mas vamos apoiá-lo porque quero parar de ver pessoas morrendo", resumiu.