Notícias

China sediará a maior cúpula da história da OCX: entenda sua importância

De 31 de agosto a 1º de setembro de 2025, a China recebe em Tianjin a maior reunião da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) da história, reunindo líderes globais para fortalecer alianças políticas, econômicas e de segurança.
China sediará a maior cúpula da história da OCX: entenda sua importânciaSputnik / Ministério das Relações Exteriores da Rússia

A China se prepara para sediar a 25ª Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), entre os dias 31 de agosto a 1º de setembro de 2025, na cidade de Tianjin, no norte do país.

Segundo o ministro assistente das Relações Exteriores, Liu Bin, citado pela mídia chinesa, o encontro será o maior da história da organização e "uma das atividades mais importantes para a diplomacia de chefes de Estado e a diplomacia interna da China neste ano".

A cúpula reunirá mais de 20 chefes de Estado e líderes de pelo menos 10 organizações internacionais, incluindo Vladimir Putin, da Rússia, e Narendra Modi, da Índia, informou o governo chinês.

Espera-se a participação de outros líderes do Sudeste Asiático e de representantes globais, como o secretário-geral da ONU, António Guterres.

O presidente Xi Jinping deve apresentar propostas para ampliar a cooperação entre membros e parceiros e reforçar um sistema internacional pós-guerra baseado em ordem e multilateralismo.

O que é a OCX?

  • A Organização de Cooperação de Xangai foi fundada em 15 de junho de 2001, na cidade de Xangai.
  • Atualmente, seus membros são China, Rússia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, Irã, Índia e Paquistão.
  • A OCX não é uma aliança militar. Seus objetivos incluem fortalecer a confiança mútua e a boa vizinhança, consolidar a cooperação para manter a paz e a segurança na região e promover crescimento econômico, além do desenvolvimento social e cultural.