'Princípios de amizade e confiança': presidente do Parlamento russo faz visita oficial à China

Vyacheslav Volodin se reuniu com Zhao Leji e destacou cooperação de alto nível entre Moscou e Pequim; a pauta da reunião incluiu defesa da história da Segunda Guerra, expansão de laços econômicos e intercâmbio cultural.

O presidente da Duma Estatal, a câmara baixa do Parlamento russo, Vyacheslav Volodin, chegou à China nesta segunda-feira (25) à frente de uma delegação de parlamentares, em visita oficial a convite de Zhao Leji, presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo.

Em reunião com Zhao Leji, Volodin afirmou que os presidentes Vladimir Putin e Xi Jinping "ressaltam que a cooperação russo-chinesa atingiu o mais alto nível de sua história".

Ele destacou que as relações "são construídas com base nos princípios de amizade e confiança, cooperação mutuamente benéfica e não interferência nos assuntos de Estados soberanos, bem como na ausência de padrões duplos".

Zhao, por sua vez, afirmou que, sob a liderança de Putin e Xi, a cooperação entre Moscou e Pequim "mantém um alto nível de desenvolvimento".

Volodin e Zhao Leji abriram a 10ª reunião da Comissão Interparlamentar de Cooperação entre a Assembleia Federal da Rússia e a Assembleia Popular Nacional da China.

Temas da pauta

Entre os temas em pauta estão formas de enfrentar "a pressão das sanções e da interferência externa", ampliar os laços comerciais e econômicos, proteger a "verdade histórica" e promover intercâmbios de jovens para fortalecer a cooperação humanitária.

Um dos pontos centrais do encontro é a defesa da versão histórica sobre o desfecho da Segunda Guerra Mundial.