Notícias

Milei realiza uma reunião de emergência com seu Gabinete e o embaixador israelense

O presidente argentino interrompeu sua viagem internacional quando soube do início do ataque do Irã a Israel.
Milei realiza uma reunião de emergência com seu Gabinete e o embaixador israelenseX @OPRArgentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, presidiu uma reunião de um comitê de crise no domingo, convocado para analisar as consequências do ataque do Irã a Israel, que desencadeou uma crise regional com impacto mundial.

Além dos ministros argentinos do Gabinete, Interior, Segurança, Economia e de outros funcionários, a reunião também contou com a presença do embaixador israelense Eyal Sela, segundo um comunicado. A sessão começou cerca de 40 minutos depois que Milei retornou ao país após interromper sua viagem internacional.

Eyal Sela apresentou um relatório sobre o ataque e as medidas e sistemas usados por seu país para se defender, bem como sobre a situação posterior. O diplomata agradeceu em nome do Governo israelense pelo apoio ao seu Estado manifestado por Milei e sua Administração, bem como pela condenação expressada contra o Irã, informaram as mídias locais.

Após a reunião, o porta-voz presidencial, Manuel Adorni, deu uma coletiva de imprensa na qual afirmou que "a Argentina apoia enfaticamente o Estado de Israel na defesa de sua soberania".

Quando surgiram as notícias sobre os lançamentos maciços de drones e mísseis do Irã contra Israel no sábado, o presidente argentino —que estava nos Estados Unidos naquele momento— decidiu cancelar sua viagem à Dinamarca, onde realizaria a compra de caças F-16.

Anteriormente, Milei manifestou sua preocupação com a escalada de tensões no Médio Oriente e sublinhou a importância do "laço de liberdade" entre o seu país e Israel, recordando a personagem bíblica Moisés.

"O maior herói da liberdade de todos os tempos é Moisés", afirmou em uma entrevista com o apresentador norte-americano Ben Shapiro publicada no domingo.

"É por isso que é tão importante compreender a ligação da liberdade com Israel. É fundamental porque é um povo que também alcançou a conjunção entre o espiritual e o material. E essa harmonia espiritual e material gera progresso", detalhou.