Empresas japonesas utilizam nova arma contra tarifaço de Trump

Com ajuda da ferramenta, as companhias buscam reduzir custos e aumentar resiliência das cadeias de suprimentos diante de barreiras comerciais.

Grandes empresas japonesas estão recorrendo à inteligência artificial (IA) para identificar fornecedores mais baratos, em uma estratégia para reduzir os impactos das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, informou a NHK nesta segunda-feira (25).

A Fujitsu desenvolveu um sistema capaz de reunir grandes volumes de dados sobre fornecedores em todo o mundo, incluindo preços, rotas, confiabilidade e produtos oferecidos. Com base na análise de IA, a ferramenta busca antecipar e garantir suprimentos estáveis com custos tarifários menores.

Uma ferramenta para otimizar cadeias de suprimentos

"Queremos usar o poder dos dados e da IA para aumentar a capacidade de resposta e a resiliência das cadeias de suprimentos corporativas diante das mudanças no ambiente tarifário global", disse Yuya Doi, gerente de desenvolvimento da Fujitsu.

Especialistas da Toshiba, fabricante de equipamentos eletrônicos, criaram um sistema que calcula automaticamente o valor de compra de um produto específico usando dados fiscais de diferentes países.

As tarifas de Trump e o Japão 

No início de agosto, o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, pediu ao governo dos EUA uma revisão do decreto do presidente Donald Trump, que entrou em vigor em 7 de agosto, estabelecendo tarifas de 15% sobre as exportações japonesas.

O Japão enfrenta tarifas de 15% sobre suas exportações para os Estados Unidos.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.