Notícias

Apple não é mais a primeira entre os fabricantes de 'smartphones'

A gigante da tecnologia norte-americana cedeu o primeiro lugar para a Samsung diante da queda nas vendas do iPhone.
Apple não é mais a primeira entre os fabricantes de 'smartphones'AP / Matthias Schrader

Os envios de 'smartphones' da empresa norte-americana Apple caíram cerca de 10% no primeiro trimestre de 2024 devido ao aumento da concorrência dos fabricantes de 'smartphones' de Android, de acordo com a empresa de consultoria IDC, citada pela Reuters.

Como resultado, a Apple caiu para o segundo lugar na lista dos maiores fabricantes, cedendo a primeira posição para a Samsung.

De janeiro a março de 2024, as remessas mundiais de 'smartphones' cresceram 7,8%, para 289,4 milhões de unidades, das quais a Samsung representou 20,8%, a Apple 17,3% e a Xiaomi 14,1%.

Estima-se que a gigante da tecnologia norte-americana tenha vendido 50,1 milhões de telefones, em comparação com 55,4 milhões do mesmo período do ano passado. As  vendas da Samsung, que apresentou o novo Galaxy S24 em janeiro, ultrapassaram 60 milhões de unidades.

Uma das razões para a queda nos resultados da Apple é a diminuição das remessas de iPhone para a China em 2,1% no final do ano passado, bem como o desejo de algumas empresas chinesas de restringir o uso da tecnologia da Apple em resposta às restrições dos EUA.

Em março, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e vários estados norte-americanos processaram a Apple por criar um monopólio e impedir a concorrência.