
Woody Allen elogia obras russas em participação no Festival de Cinema de Moscou

O cineasta, ator e comediante Woody Allen participou por videoconferência no domingo (24) do Festival Internacional de Cinema de Moscou.

Autor de mais de 50 filmes e vencedor de quatro prêmios Oscar, Allen falou sobre o futuro da indústria cinematográfica e destacou produções que considera obras-primas do cinema mundial.
O cineasta afirmou que sempre teve admiração pelo cinema russo e relembrou suas visitas a Moscou e São Petersburgo: "Assisti o filme russo 'Guerra e Paz', com quase sete horas de duração, em um único dia", contou. O diretor disse ainda não ter recebido propostas para projetos na Rússia, mas não descartou novas visitas ao país.
Além de Allen, também participaram do evento o cineasta sérvio Emir Kusturica e o ator norte-americano Mark Dacascos.
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia condenou a participação de Allen, chamando-a de "uma vergonha e um insulto ao sacrifício de atores e cineastas ucranianos mortos ou feridos no conflito".
O festival acontece de 23 a 27 de agosto, reunindo representantes e especialistas em cinema de mais de 20 países, entre eles China, Emirados Árabes Unidos, França, Egito, Irã, Chile e Turquia.
