Os países do Golfo Pérsico estão se esforçando para evitar uma guerra regional em grande escala após os ataques de represalia do Irã contra Israel, informou a Reuters com referência a fontes da região.
Os países temem que uma nova escalada os colocaria na primeira linha de uma conflagração e arruinaria os planos de remodelar a região. "Ninguém quer uma escalada. Todos querem conter a situação", declarou uma fonte próxima aos círculos governamentais, acrescentando que provavelmente está sendo realizada uma ampla diplomacia através da comunicação telefônica.
A fonte ressaltou que "a pressão não é apenas sobre o Irã", mas também sobre Israel. Enquanto isso, outra fonte observou que os países do Golfo Pérsico, o Iraque e a Jordânia estão pressionando tanto Teerã como os EUA para que influencie Tel Aviv.
A Reuters relata que Washington já está pressionando Israel para que atue com moderação, ao mesmo tempo em que recorre aos países do Golfo para transmitir mensagens ao Irã para que não intensifique a escalada.