Em meio a operação de segurança, Venezuela promove general da reserva em Bogotá

Promoção ocorre no contexto da Operação Binacional de Soberania, Paz e Segurança Absoluta.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste domingo (24) a promoção do embaixador venezuelano na Colômbia, Carlos Martínez Mendoza, ao posto de general de divisão da reserva ativa da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).

A nomeação foi oficializada a partir do Centro de Comando da FANB, durante uma nova fase da chamada Operação Binacional de Soberania, Paz e Segurança Absoluta, que, segundo Caracas, visa o reforço das estratégias conjuntas de defesa com a Colômbia.

"Em nome do Libertador Simón Bolívar e de nosso Comandante Supremo Hugo Chávez Frías, ascendemos o embaixador Martínez Mendoza ao posto de general de divisão da FANB na reserva ativa", afirmou Maduro ao anunciar a decisão.

Embora os detalhes da operação não tenham sido divulgados, Maduro ressaltou que a missão está voltada ao fortalecimento da paz e da soberania na região fronteiriça.

A promoção ocorre em um contexto de aproximação diplomática e militar entre Caracas e Bogotá, após anos de tensão bilateral. Martínez Mendoza, que já teve passagem por cargos militares antes de assumir o posto diplomático, é agora reconhecido também com um dos mais altos graus da estrutura da FANB em condição de reserva ativa.