'Animais Zumbis' são vistos em várias partes dos Estados Unidos e preocupam autoridades

Moradores de diversos estados dos EUA e Canadá têm relatado a presença de animais com anomalias pelo corpo, como bolhas e falhas no pelo. Autoridades recomendam manter distância por questões de segurança e saúde.

Animais com características semelhantes as de zumbis foram avistados em várias regiões dos Estados Unidos e do Canadá, relata o New York Post. Chamados de "Frankenstein", eles preocupam o país por aparecerem com deformações em todo o corpo, incluindo bolhas.

Cidadãos americanos começaram a publicar nas redes sociais diversas fotos de cervos, coelhos e esquilos com grandes bolhas espalhadas pelo corpo, em estados como Nova York, Pensilvânia e Wisconsin.

No caso dos cervos, cientistas afirmam que as protuberâncias são manifestação de uma doença chamada fibroma cutâneo.

Já os esquilos-cinzentos, também cobertos por uma espécie de bolha cheias de pus e com falhas nos pelos por todo o corpo, podem estar sofrendo de fibromatose, uma doença viral causada por leporipoxvirus. Eles foram vistos nos últimos anos tanto nos EUA quanto no Canadá. A recomendação é não interagir com os animais, por questões de segurança.

A condição geralmente se cura sozinha, mas, em casos graves, pode atingir órgãos internos e levar à morte.

Como o vírus se propaga pelo contato direto entre os animais, por meio das lesões ou da saliva, eles acabam se tornando uma fonte de disseminação da doença.

Vários coelhos-silvestres com aparência assustadora, apresentando anomalias semelhantes a tentáculos na cabeça, também foram vistos repetidamente nos arredores da cidade de Fort Collins, no Colorado.

As condições desses chamados "coelhos Frankenstein" podem ser manifestação do vírus do papiloma de Shope (CRPV), que provoca o crescimento de tumores na cabeça ou próximo dela nos coelhos-de-cauda-de-algodão.

O Departamento de Parques e Vida Selvagem do Colorado pediu que qualquer pessoa que veja coelhos infectados se mantenha afastada e não os toque.

Vírus pode afetar humanos

A enfermidade que se espalhou entre os animais faz parte da mesma família de vírus conhecida como papilomavírus, que afetam a pele e as membranas mucosas. Esses vírus são comuns tanto em humanos quanto em diversas espécies animais.

O vírus é transmitido principalmente por insetos, como mosquitos e carrapatos. Segundo informou o Departamento de Pesca e Vida Selvagem de Washington, os papilomas em cervos são frequentemente observados no fim do verão e no outono, devido à maior atividade dos insetos nessa época do ano.