Alckmin viaja ao México para ampliar relações de comércio em meio a tarifaço dos EUA

Ministro tem encontro marcado com a presidente mexicana, Cláudia Sheinbaum. Dentre os objetivos da viagem, estão a expansão de parcerias em setores estratégicos e o fortalecimento das relações com o país.

O vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), viaja na próxima terça-feira (27) para o México num esforço para fortalecer o comércio bilateral.

Em coletiva de imprensa, no sábado (23), Alckmin afirmou que a prioridade da viagem é expandir parcerias em setores estratégicos, como biocombustíveis, combustível de aviação sustentável, equipamentos médicos, energia e agroindústria. A informação é do portal Poder360.

Em 2024, o Brasil exportou cerca de 7,8 bilhões de dólares aos mexicanos, que compraram US$ 5,8 bilhões em produtos brasileiros.

A meta do governo Lula é aumentar ainda mais os números e alcançar parcerias que envolvem até mesmo a facilitação de trâmites burocráticos, como a possibilidade da adoção de visto eletrônico, que melhoraria o trânsito de cidadãos em ambos os países.

O vice-presidente Geraldo Alckmin deve se reunir com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, em visita marcada após uma conversa telefônica entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a líder mexicana no mês passado.

Viagem ocorre em meio ao 'tarifaço' de Trump

Em 9 de julho, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas de 50% sobre o Brasil, citando o que chamou de uma relação comercial "muito injusta" e criticando o Judiciário brasileiro pelo caso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Essas tarifas entraram em vigor em 7 de agosto. Embora haja uma lista de quase 700 exceções, diversos itens importantes para a economia brasileira estão incluídos, como café, carne bovina e frutas como manga.

O governo do Brasil está preparando novas medidas para conter o impacto dessas tarifas e ampliar a lista de produtos isentos.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.