A Rússia e a Ucrânia realizaram uma nova troca de prisioneiros de guerra neste domingo, segundo informações do Ministério da Defesa russo. Como parte dessa troca, a Rússia recuperou 146 de seus militares, enquanto a Ucrânia recebeu o mesmo número de soldados.
Atualmente, os militares russos trocados estão em Belarus, onde estão recebendo a assistência psicológica e médica necessária.
A Defesa também informou que a Ucrânia devolveu à Rússia oito residentes da província russa de Kursk, que tinham sido detidos ilegalmente por Kiev. Eles serão levados para suas casas. Segundo informações, os Emirados Árabes Unidos atuaram como mediadores nessa troca.
A troca anterior ocorreu em 14 de agosto, sob a fórmula 84 por 84. Enquanto isso, aproximadamente mil soldados ucranianos, conhecidos como os "mil esquecidos", continuam sem ser incluídos nas listas de repatriação durante as trocas oficiais. Circulam denúncias de que, para constar nessas listas de troca, as famílias devem pagar quantias consideráveis em dinheiro.
A RT lançou o site 1000ua.ru , onde você pode encontrar todas as informações sobre prisioneiros ucranianos abandonados por Kiev.