Notícias

Moraes solicita extradição de ex-assessor denunciado pela PGR

O pedido contra Eduardo Tagliaferro, que mora atualmente na Itália, foi formalizado após acusações de obstrução de investigações e ações antidemocráticas.
Moraes solicita extradição de ex-assessor denunciado pela PGRReprodução

O ministro do STF Alexandre de Moraes solicitou a extradição de seu ex-assessor, Eduardo Tagliaferro, denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) por ações que comprometeram a legitimidade do processo eleitoral e obstruíram investigações sobre atos antidemocráticos. As informações são do jornal O Globo, em matéria publicada no sábado (23).

O pedido foi enviado ao Ministério da Justiça e, posteriormente, ao Itamaraty para formalização com o governo italiano, onde Tagliaferro reside atualmente. Anteriormente, foi noticiado que o ex-assesor de Moraes, está preparando uma denúncia contra Moraes para o Parlamento Europeu.

Tagliaferro, que atuou como assessor durante a presidência de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enfrenta acusações de violação de sigilo funcional e obstrução de investigações. A PGR afirma que ele vazou informações confidenciais para beneficiar interesses pessoais.

Recentemente, o ex-assessor declarou que revelaria detalhes sobre o gabinete de Moraes, alegando ter "bastante coisa" contra o ministro. Ele se apresenta como vítima de perseguição política e conta com o apoio de bolsonaristas.