
Mais 188 venezuelanos retornam ao país pelo programa de repatriação do governo

Um total de 188 cidadãos venezuelanos retornaram voluntariamente ao país na sexta-feira (22), como parte do programa social 'Plan Vuelta a la Patria' (Plano Volta à Pátria, em português), que facilita a volta de compatriotas ao país de origem.
Todos os passageiros do avião, que partiu de Harlingen, no estado norte-americano do Texas, foram recebidos por autoridades nacionais no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, a 32km da capital Caracas. Este foi o 61º voo proveniente do acordo migratório com Washington.
Após a realização das entrevistas de checagem jurídica e avaliações médicas, as autoridades organizaram a ida dos cidadãos para as suas respectivas casas, informou a rede TeleSUR.
"✨ Hoy celebramos la llegada de 188 repatriados a Venezuela gracias a la misión Vuelta a la Patria. 🇻🇪 Un nuevo comienzo lleno de esperanza y oportunidades. #VueltaALaPatria#VenezuelaRenace" pic.twitter.com/jHxjMZYlpr
— Gran Mision Vuelta a la Patria (@vueltalapatria_) August 22, 2025
'Plan Vuelta a la Patria'

A operação faz parte da ação promovida pelo presidente Nicolás Maduro em resposta à política de deportação americana que se intensificou após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter assumido seu segundo mandato na Casa Branca, em janeiro deste ano.

Na última quinta-feira (21), outras duas operações de repatriação foram realizadas. Os voos partiram do México, com 313 cidadãos e da Bolívia, com 59.
Até o momento, mais de 10 mil venezuelanos retornaram ao país por meio do programa do governo. O foco de Caracas é proteger vítimas de perseguição política e violações de direitos humanos no exterior, especialmente nos Estados Unidos.

