Notícias

Kim Jong un se reúne com autoridade chinesa em contexto de aprofundamento de laços

Trata-se da primeira viagem de um representante de alto nível chinês à Coreia do Norte desde 2020.
Kim Jong un se reúne com autoridade chinesa em contexto de aprofundamento de laçosAP / Cha Song Ho

O presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo Chinês, Zhao Leji, foi recebido em Pyongyang no sábado pelo líder supremo norte-coreano Kim Jong-un, que afirmou estar "inabalavelmente" comprometido em consolidar a cooperação com Pequim e escrever um "novo capítulo" nas relações bilaterais.

A reunião ocorreu no terceiro dia da visita de Zhao ao país peninsular e é a primeira viagem de um representante de alto nível chinês desde o surto da pandemia de covid-19 em 2020. Trata-se, na concepção de muitos analistas, da terceira autoridade mais importante do Partido Comunista Chinês.

Na sexta-feira, o alto funcionário de Pequim participou, ao lado de seu homólogo norte-coreano Choe Ryong Hae, da cerimônia de abertura do Ano da Amizade China-Coreia do Norte. O evento foi realizado no East Grand Theatre em Pyongyang, onde Zhao disse que os dois países são"vizinhos socialistas e amigáveis unidos por montanhas e rios, tão próximos quanto lábios e dentes", relata a Xinhua.

Zhao também reafirmou a disposição de Pequim de "colocar em prática o importante consenso alcançado pelos principais líderes de ambos os partidos [no poder] e de ambos os países, promover a amizade tradicional, aprofundar a confiança mútua estratégica e aumentar os intercâmbios e a cooperação".

Por sua vez, o líder da Assembleia norte-coreana enfatizou que os laços de amizade entre Pequim e Pyongyang "se tornaram ainda mais fortes". A comemoração do 75º aniversário das relações diplomáticas bilaterais é um motivo, na opinião de Choe Ryong Hae, para fortalecer e desenvolver ainda mais a cooperação.